Os tipos, formatos e tamanhos de publicações

Como fazer posts e explorar as redes sociais da melhor maneira

10/28/2023

Publicar na rede social requer consistência, frequência e sequência e, para ficar um pouco mais fácil de pensar em tantos conteúdos, você tem a opção de usar vários tipos, formatos e tamanhos de publicações para divulgar seu negócio na internet.

Eu vou te falar de cada um deles.

O primeiro deles é o Feed, onde ficam armazenadas todas as suas publicações, em ordem cronológica, da data da publicação. É um arquivo mesmo de tudo que você já publicou na sua conta do Instagram. O local principal, digamos assim.

E o feed causa sempre um impacto para quem entra no seu perfil e vê todas as publicações. E por ser um local que revela o estilo do seu negócio você precisa se atentar a estética dele, as cores das publicações, o estilo de fonte, né, da letra. Tudo isso para poder estimular as pessoas e conquistar mais interações como cliques, curtidas e comentários, pois cria uma empatia com seu público.

Então, antes de mais nada, defina o conceito que você deseja realçar em seu feed do Instagram. Esse é melhor o ponto de partida para conseguir um visual atrativo. Busque referências para poder transmitir sempre a imagem real do seu negócio, que conecta com o que você está vendendo.

Inclusive, se você tiver publicações antigas que não fazem mais sentido para o seu negócio, não tenha dó de deletá-las para adicionar novos conteúdos com o novo conceito que você vai adotar.

E planejar seu conteúdo com antecedência é muito importante, é o que realmente vai melhorar a estética no Feed do Instagram.

Por exemplo – Pensa como vai ficar uma foto do lado da outra, uma debaixo da outra para criar mesmo uma harmonia de conteúdo.

Pense sempre: o que vai estar ao lado, abaixo ou em cima de seus novos posts? Tenta visualizar isso na cabeça, pois às vezes uma foto abaixo da outra dá uma impressão ruim ou acaba confundindo seu público.

No feed tem um conteúdo permanente, postou, vai ficar ali, não vai sumir desse lugar, ao menos que você exclua, né, claro. Por isso, você tem que publicar um conteúdo mais pensado, uma imagem legal, bonita, atrativa, um texto que agrega informação útil, sem erros de português, com uma linguagem fácil, que não cause dúvida no seu público.

Saiba que as pessoas costumam olhar muito mais o feed do que outros locais do seu Instagram. E são os conteúdos do feed que aparecem automaticamente para as pessoas que estão te seguindo ali no Insta.

E o que publicar nesse feed? Você pode optar por:

Imagens únicas – uma única foto ou imagem.

Na imagem única o seu espaço de divulgação é pequeno. Então, você precisa concentrar sua ideia ali dentro do quadradinho, sem poluir muito de informação. E uma dica que eu dou é deixar a chamada em destaque e a informação mais relevante ali na publicação e o restante de texto colocar na legenda, lembrando sempre de seguir as orientações que eu passei nas aulas anteriores de como criar uma legenda atrativa.

Agora, na necessidade de publicar mais informações, mais conteúdo no seu feed uma ideia é o Carrossel. E o que é isso? É um recurso do Instagram que permite que você insira mais de uma foto no mesmo post, no limite de 10 imagens, e também vídeos de até 1 minuto. Para visualizar esse conteúdo, é só ir rolando a tela para a lateral, como se fosse um carrossel mesmo, aquele que já conhecemos desde a infância, por isso o nome dele. Isso deixa seu post mais rico, mais atrativo.

O esquema de carrossel é incrível para você que precisa publicar tópicos, dicas para explicar mais detalhadamente seu produto ou serviço, tutoriais e formas de uso de algum produto, mostrar mais de um item da sua coleção, detalhar mais as informações do seu negócio, depoimentos, feedbacks, antes e depois de um resultado, enfim... há diversas possibilidades.

E é interessante você também utilizar uma explicação para incentivar seu público a passar por todo o carrossel, por exemplo, na publicação usar um Arraste para o lado, Passe as imagens, Continue lendo, e pode adicionar junto setas indicando a direção ou ícones de mãozinha para mostrar mesmo qual o movimento a fazer. Quando você solicita que seu público faça uma determinada ação é mais fácil ele agir, tomar uma atitude.

No último slide do carrossel, por exemplo, é importantíssimo que você encerre pedindo para a pessoa tomar alguma atitude, como Curta esse post, Salve esse conteúdo, Siga nosso Instagram.

Ah, mas se a pessoa está vendo meu carrossel é porque ela já segue meu Instagram. Não, necessariamente. Ela pode ter visto um anúncio do seu carrossel e ainda não ser seu seguidor.

Outra dica que funciona bem também é dar um título para seu conteúdo e logo em seguida entrar com uma resposta. Exemplo:

Faça seu primeiro anúncio no Instagram. Como? Passe para o lado.

Olha quanto recurso é possível usar para incentivar a pessoa a seguir ali vendo o que você publicou.

Ainda no feed você pode publicar vídeos de até 1 minuto. Vídeos únicos ou no carrossel como falei anteriormente. E o processo é o mesmo. E eu vou te ensinar como fazer isso na aula de publicação de conteúdo.

E que tipo de material você pode publicar aqui no feed?

- Gráficos
- Memes
- Sobre você
- Sua história
- Entretenimento

Agora, vamos entrar no tamanho dessas publicações. Os posts do feed podem ter 3 formatos diferentes, que são o formato quadrado, em horizontal/paisagem ou vertical/em pé.

Para deixar seu conteúdo inteiro na tela, com boa visualização e evitar que alguma parte importante da foto seja cortada, eu vou indicar aqui os tamanhos ideias para cada um.

· Posts quadrados devem ser feitos no tamanho 1080 x 1080

· Posts na horizontal ou paisagem devem ter o tamanho 1080 x 566

· Posts verticais ou em pé ficam melhores no tamanho 1080 x 1350

Ai rola a dúvida: onde eu vejo, onde eu aplico esses tamanhos? Um programa muito legal para a produção de layouts é o Canva. Você pode usar gratuitamente tanto no computador quanto no celular. E ali, você consegue dar o tamanho que precisa em cada formato da publicação. Dentro desse curso você terá acesso a um curso prático de Canva, que vai te ensinar como fazer layouts incríveis.

Mas você também pode usar o Inshot. Esse aplicativo é tanto para IOS quanto para Android e tem alguns recursos mais simples que o Canva, é inclusive mais fácil de usar.

Agora, falando de vídeos. Você pode seguir as mesmas proporções das imagens, os mesmos tamanhos e não ultrapassar o tempo de 60 segundos. Para a publicação no feed, seu vídeo deve ser salvo nas extensões .MP4 ou .MOV, e uma resolução de 720p, que é uma resolução para não deixar seu vídeo embaçado, de má qualidade.

Você já deve ter ouvido falar que vídeos são muito importantes para ajudar a melhor a divulgação da sua empresa no Instagram, né? Mas você sabe realmente por que esse formato de publicação está sendo cada vez mais explorado?

O 1º motivo para fazer vídeos e publicar nas suas redes sociais é que eles ajudam a melhorar o envolvimento dos seus clientes nas publicações, pois hoje em dia as pessoas querem movimento, dinamismo e algo que seja mais fácil de absorver. Com os vídeos você consegue aumentar a quantidade de informação que é passada para o seu público sem tornar o conteúdo cansativo. Eles ajudam a liberar a criatividade, gera uma publicação mais envolvente, atrai a atenção do seu cliente e tem um alto potencial de viralizar, que é alcançar um público bem maior.

Então, investir em vídeos é uma das principais maneiras de você se destacar e ganhar sua audiência. Por isso, a próxima aula é sobre isso. Eu preparei um conteúdo completo com algumas técnicas infalíveis para você começar a produzir seus vídeos, pelo celular mesmo.

E aqui você pode publicar:

- Vídeos de passo a passo
- Depoimentos
- Novidades
- Tira-dúvidas

Agora, fechando o assunto feed, com todos seus formatos e tamanhos, temos mais 2 recursos dentro do Instagram para você explorar e publicar o seu conteúdo. O Story (singular) ou stories (plural) e o Reels.

Eles parecem ser a mesma coisa, muita gente confunde, mas vou explicar direitinho a diferença entre eles.

O story existe desde 2016 e permite que você compartilhe fotos ou vídeos curtos até 60 segundos, mas quando for gravar ele automaticamente fracionar seu vídeo em 4 partes de 15 segundos cada. Junto com esse conteúdo, você pode adicionar uma variedade de recursos para complementar sua produção, como texto, filtros, gifs, enquetes, perguntas, música, testes, links para levar a uma outra página, entre diversos outros recursos. Esses recursos são ótimos para interagir com seu público, deixar mais humanizada a rede social, se aproximar mais do seu cliente.

Então, nos stories tudo que é colocado, todo conteúdo – seja imagem ou vídeo - fica disponível por até 24 horas e depois são excluídos automaticamente.

O tamanho ideal, que se encaixa perfeitamente nesse espaço vertical do story é de 1080 x 1920. Sabendo esse formato você consegue encaixar melhor as informações ali sem risco de cortar nada durante a publicação. Imagina divulgar um produto de R$ 190,00 e na hora de publicar o story, como não fez no tamanho correto, ele corta o número 1 do preço e fica só aparecendo o 90,00. O cliente não tem culpa desse deslize e pode se sentir enganado, entende?

Então, faça certinho, pois essa é uma estratégia muito legal para colocar no seu planejamento de publicações, pelo menos 1 story por dia. Não precisa ser nada muito produzido. O feito é melhor do que o perfeito. Você pode divulgar seu produto em si, alguma promoção, dica de uso, um vídeo do seu local de trabalho, um vídeo seu falando sobre o produto ou serviço que oferece, os benefícios, as possibilidades são infinitas, mostre tudo o que você está produzindo na sua loja, vendendo, ofertando, mudando. Pense sempre em ter conteúdos mais dinâmicos e instantâneos, tendo a praticidade de serem deletados um dia depois.

Algumas ideias que funcionam bem nos stories são:

- Bastidores
- Enquetes
- Caixas de Perguntas
- Rotina

E uma boa estratégia para esse recurso dar certo no Instagram é seguir 3 passos:

1. Não poste muitas coisas de uma única vez. Faça uma sequência de stories, dê uma pausa de 2 horas e faça outra sequência.

2. Atente-se ao horário da publicação - o melhor engajamento é logo no início da manhã, 7h, após o almoço, umas 14h, e alguns segmentos funcionam bem também à noite, após às 20h. A gente vai ter uma aula nesse módulo que vai explorar bastante essa questão do horário.

3. Coloque adesivos para interagir com seu público - são várias opções como horário, cronômetro, gifs, caixa de perguntas, enquetes, entre outras animações para você escolher. Esses recursos ajudam a deixar seu conteúdo mais atrativo e faz com que sua audiência também participe, gerando mais engajamento para sua conta.

Bom, e o Reels? Ele já é bem mais novo, surgiu por volta de 2019 e foi tomando força em 2020 como uma alternativa do Instagram para competir com o TikTok.

A finalidade dele é basicamente a mesma dos stories: criar e compartilhar vídeos curtos. E no caso do Reels, somente vídeos mesmo, não imagens.

Eles estão disponíveis nos formatos de até 90 segundos de duração, e devem ser gravados na vertical, em pé, combinando áudio, imagens, textos e efeitos visuais.

E o conteúdo:

- Tendências
- Antes e depois
- Dicas rápidas
- Trends

Bom, depois de tudo isso, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como publicar tudo isso.

Até mais,
Marcela

blue yellow and red square illustration
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