
Aprenda técnicas infalíveis de abordagem ao cliente
O atendimento ao cliente pela rede social é fundamental. Saiba como fazer
10/28/2023
Você é muito especial e é sempre um prazer te ver aqui acompanhando esses artigos, que foram feitos com muito carinho.
É assim que você deve se comunicar com o seu cliente, com gentileza. Ser agradável é fundamental para criar laços cada vez mais fortes na relação comercial. E nas redes sociais isso faz toda a diferença.
Se o cliente te mandou uma mensagem na rede social é porque ele se interessa no seu produto, no seu serviço. É como se ele tivesse entrado na sua loja física – então porque não atendê-lo da forma que ele merece? Com um agradecimento pela mensagem, se colocando à disposição para tirar as dúvidas, tentando solucionar uma dúvida.
Responder os clientes nas redes sociais faz toda a diferença para você manter um relacionamento mais próximo e um atendimento diferenciado. No mundo competitivo que vivemos hoje, esse é um grande diferencial, já que as redes sociais se tornaram porta-voz dos consumidores.
Ser gentil é o 1º ponto para fazer esse bom atendimento e aumentar a sua credibilidade.
Comece a resposta chamando seu cliente pelo nome, agradecendo a mensagem, perguntando como ele está. Mostre interesse em ter recebido aquele contato.
O próximo passo é tirar todas as dúvidas dele com clareza e paciência. Mesmo que já respondeu mais de uma vez o que ele perguntou, lembre-se que ele está chegando agora, não tem culpa de que está cansado de dar a mesma resposta.
Seja cauteloso com isso, tá? E nunca use a frase: Como já falado...Como eu disse anteriormente...sua resposta está na publicação tal. Isso é horrível, seu cliente é seu bem mais precioso. Se não vender pra ele, quem irá manter negócio?
Use a criatividade, seja leve nas respostas e utilize emojis para deixar a conversa menos formal. Abaixo, vou deixar uma lista de emojis bem legal para você usar. Você pode seguir essas ideias para expressar os sentimentos de forma descontraída nas suas mensagens.
Nas redes sociais, você também precisa ser rápido nas respostas. Não deixe o cliente esperando muito tempo, senão a chance dele ir procurar o concorrente é muito grande. A internet surgiu para oferecer rapidez e praticidade e as pessoas estão cada vez buscando isso. Se você demora no atendimento é como se o cliente entrasse na sua loja e você deixasse ele ali num canto esperando. Ninguém gosta de ser invisível, né?
E um outro erro que vejo muito acontecer e que me deixa doida é quando um cliente pergunta o preço de um produto na publicação e a empresa responde: ah, te mandei privado, ah, entre em contato pelo whatsapp que passamos os valores.
Gente, qual o motivo disso? Eu já tive diversos clientes que queriam adotar essa estratégia, mas eles nunca conseguiam me explicar o motivo. Alguns falavam que era pra humanizar o atendimento, que cada cliente é único. Tudo bem o cliente ser único, mas o preço também é.
Se é um produto com preço fixo, um sapato, uma roupa, um eletrodoméstico, um pneu, que não tem variáveis, porque não divulgar o valor abertamente quando alguém pergunta? Nunca consegui entender esse segredo.
Agora, um serviço que depende de uma análise, de uma avaliação, de uma visita até o local, pois as condições influenciam, até é compreensível não ter um valor fixo.
E outra coisa bem importante, não deixe de interagir, mesmo que seja um comentário elogiando, indicando alguém... Curta e agradeça o que foi escrito. Faz parte do bom atendimento você mostrar interesse ao que está recebendo ali na rede social.
Até mesmo quando for mensagens negativas, alguma reclamação, seja humilde e tente entender o problema do seu cliente, até mesmo para ajustar o seu negócio. Tenha jogo de cintura, paciência e nunca apague as críticas. Isso pode causar um mal-estar muito maior.
E como responder os clientes?
Eu vou te ensinar algumas técnicas infalíveis para você quebrar o gelo com a sua audiência e não deixar a conversa esfriar. Então, são exemplos de respostas para você usar quando seu cliente usar as famosas frases.
Pergunta:“Quanto custa?”
Responda: Oi fulana, tudo bem? O valor é R$ 100,00. Você prefere o branco ou o preto? Ou no caso de serviços: O valor é R$ 80,00. Qual o horário de sua preferência? Manhã ou tarde?
Pergunta: “É muito caro pra mim”
Responda sempre com o: Oi fulano, tudo bem? Quanto você pretendia gastar? Ou Quanto seria ideal para você neste momento?
Pergunta: “Vou pensar e retorno o contato”
Responda: Sem problemas, podemos nos falar de novo amanhã, às 10h?
Pergunta: “Preciso ver com o meu marido”
Responda: Ah legal, vamos torcer aqui. Mas se dependesse só de você, a compra daria certo?
Pergunta: “Nesse momento eu não consigo”
A melhor resposta aqui é: Ah que pena, o que poderia ser diferente para fecharmos negócio hoje?
Entendeu qual a dinâmica aqui? Tudo isso para estimular seu cliente. Responda a dúvida dele e, em seguida, faça outra pergunta. É como se você passasse o bastão para o seu cliente, vai depender de uma atitude dele. Inconscientemente isso vai causar um incômodo e fará com que ele não te deixe no vácuo.
Agora, você já sabe que um bom atendimento é o que vai garantir seu diferencial na rede social.
Então, construa uma identidade única, com uma linguagem própria, tom profissional e menos robótica possível. Ah, não esqueça de usar emojis para deixar o tom da conversa mais gostosa e leve.
Depois disso, é só sucesso.
Beijos,
Marcela